sábado, 3 de março de 2012

CALVIN E HAROLDO - UM CLÁSSICO DOS QUADRINHOS

Clique na imagem para ampliar


Indubitavelmente, uma das melhores tiras de todos os tempos é Calvin e Haroldo (Calvin & Hobbes), criação do cartunista Bill Watterson.
Bill Watterson nasceu em 5 de julho de 1958, nos EUA. Formado em Ciências Políticas, trabalhou durante 6 meses como chargista político no jornal Cincinatti Post. Inspirado em Charles Schulz (criador da série Peanuts, de Charlie Brown e Snoopy), Bill começou a publicar as tirinhas de Calvin e seu inseparável tigre de pelúcia em 1985, parando 10 anos depois, precisamente em 31 de dezembro de 1995, quando se afastou profissionalmente dos desenhos.
Waterson é conhecido por ser relutante no licenciamento de produtos relacionados a Calvin e Haroldo. Não existem, por exemplo, canecas e lancheiras, assim como outros produtos oficiais de Calvin. Ele dizia que colar imagens de Calvin e Haroldo em canecas, adesivos e camisetas à venda desvalorizaria os personagens e suas personalidades, diminuindo suas tiras. Ele também se recusou a permitir que fosse feita uma versão em desenho animado da tira.
Como uma forma de expressar minha admiração por essa encantadora série, posto o desenho acima, feito por mim a partir de uma ilustração semelhante, contida em um dos muitos livros de tiras dos personagens. O desenho foi feito com lapiseira 0.5 e caneta esferográfica preta.
Aos fãs de Calvin e Haroldo e àqueles que queiram conhecer o universo dos personagens, recomendo o blog Depósito do Calvin, cujo autor se dedica a um precioso trabalho de divulgação da série. No referido blog, o leitor encontrará muita informação sobre Bill Watterson e seus personagens, bem como interessantes artigos, além de, é claro, centenas de tirinhas do Calvin e Haroldo pra qualquer um se deliciar. Vale a pena visitar com assiduidade esse fantástico blog.
Calvin é um menino de imaginação fértil, tendo como melhor amigo Haroldo, um tigre. Para muitos, o tigre não passa de um bichinho de pelúcia, mas para Calvin ele tem vida própria e é seu companheiro para todas as horas. Calvin teve seu nome inspirado no famoso teólogo John Calvin (1509-1564), ou João Calvino, em português, que acreditava na predestinação, tema recorrente nos diálogos de algumas tirinhas.


Desenho original feito com lapiseira 0.5 e caneta esferográfica preta
Clique na imagem para ampliar



Nenhum comentário:

Postar um comentário