sexta-feira, 20 de abril de 2012

GARFIELD – UM CLÁSSICO DOS QUADRINHOS

O cartunista Jim Davis, criador do Garfield, nasceu em 28 de julho de 1945, em Marion, Indiana, EUA. Seus pais eram fazendeiros e a família tinha 25 gatos.
A primeira tentativa de Jim como cartunista profissional e independente foi uma tirinha chamada Gnorm Gnat, uma série com variados insetos. Entretanto, o apelo dessa tira era limitado. Certa vez, um editor de tiras disse a Davis: “A tira é engraçada. Mas insetos? Quem vai se identificar com insetos?”. Após cinco anos desenhando Gnorm Gnat, Davis pôs fim à malfadada série com Gnorm sendo esmagado por um pé gigante vindo do céu.
Davis voltou sua atenção para as páginas de quadrinhos e tentou descobrir o que estava funcionando e por quê. Havia muitos cães nas páginas de quadrinhos (Snoopy, Marmaduke), mas nenhum gato. Jim começou a rascunhar gatos, desenhando-os com base na lembrança dos 25 gatos com os quais ele havia sido criado na fazenda. O gato que lhe parecera mais engraçado se chamava Garfield. A princípio, Garfield seria apenas o pontapé inicial para a estrela da tirinha, o cartunista chamado Jon Arbuckle. Porém, Davis logo se deu conta de que Garfield tinha todas as qualidades engraçadas. Nascia a estrela!
Dois anos após o primeiro rascunho que Jim fizera para o Garfield, a tirinha chamou a atenção de uma agência que quis distribuí-la para os jornais.
Garfield estreou em 1978, sendo publicado por 41 jornais dos EUA. Em pouco tempo, o sucesso da tira foi crescente.
Em 1982, Garfield passa a ser publicado por 1000 jornais. Em 1987, Garfield se torna a terceira tira a aparecer em 2000 jornais. Hoje, mais de 2600 jornais publicam a série e estima-se que 263 milhões de pessoas leiam as tirinhas do Garfield, diariamente, em todo o mundo.


Clique na imagem para ampliar


Garfield - Um gato laranja listrado. Preguiçoso, guloso, viciado em café, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora chutar Odie da mesa, arrotar, caçar pássaros e carteiros, o seu prato favorito é lasanha. Odeia segunda-feira e dietas.

Odie - O "parceiro" de Garfield, é um cão idiota, sempre com a língua de fora, babando.

Jon Arbuckle – É o dono de Odie e Garfield. Ele é um fracasso com as mulheres (mas finalmente conseguiu arrumar uma namorada, Liz), veste-se muito mal e geralmente cai nos truques do gato.

Antes de iniciar a série Isnaldo e Rufano, eu costumava fazer um desenho do Garfield por dia. Eu lia tanto as tirinhas desse gato, que comecei a desenhá-lo de memória, em diversos movimentos. A fim de ilustrar esta postagem, coloco aqui dois desses desenhos, escolhidos entre muitos que fiz do Garfield.


Clique na imagem para ampliar



(A maior parte das informações foi extraída do site oficial do Garfield)

3 comentários:

  1. Muito legal esse post. Eu também sou fã do Garfield. Um grande abraço.
    Pauline Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pauline!
    Acho o Jim Davis, o criador do Garfield, um ótimo desenhista. Ele e sua equipe têm um cuidado muito grande com a produção das tiras. Além disso, o Garfield já protagonizou estórias divertidíssimas que, certamente, fizeram rir milhares de pessoas em todo o mundo.
    Um grande abraço e obrigado pela participação.

    Cláudio Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você desenha muito bem, lembrou o traço do próprio Jim Davis, lá nos anos 1980/1990 mais ou menos.

      Excluir